Filiação
Contatos
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ADUNIR

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR-SSIND – Seção Sindical do ANDES-SN, convoca os docentes associados e convida a todos os docentes interessados na pauta abaixo, para uma Assembleia Geral Ordinária, no dia 06 de novembro de 2023 (segunda-feira) às 15h30 no auditório da Biblioteca Central localizado no Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho/RO. A Assembleia Geral será realizada de forma presencial e online pelo Google Meet no seguinte Link: https://meet.google.com/qks-jpns-pmm
PAUTA:
1-Informes gerais;
2- Paralisação de 48 horas do Serviço Público Federal (nos dias 7 e 8 de novembro de 2023);
2-Eleição para Delegados ao 42º Congresso do Andes-SN
3- Reforma Estatutária e Regimental da ADUNIR (escolha de membros para a comissão).

Locais de assembleias dos campi:

1- Ariquemes – Sala de professores do Campus de Ariquemes

2- Cacoal – Auditório do Campus de Cacoal

3- Ji-Paraná – Sala do De Reuniões do Campus de Ji-Paraná

4- Rolim – Auditório da Biblioteca Fernando Pessoa

5- Vilhena – Sala de reuniões do Campus de Vilhena

Marilsa Miranda de Souza
Presidente da ADUNIR

URGENTE: INFORME SOBRE AS PROGRESSÕES

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia-ADUNIR-SSIND- Seção sindical do ANDES-SN informa a toda a categoria docente da UNIR o que segue:

  1. Como é de conhecimento de toda a categoria docente, desde que retomamos a ADUNIR em fevereiro de 2022, a principal luta desse sindicato foi pelo direito às progressões funcionais que foram anuladas (ou alteradas) ilegalmente pela reitoria, impedindo a progressão na carreira e reduzindo os salários dos professores e professoras de nossa instituição. A UNIR foi a única universidade do país a cometer esse crime contra os docentes. O argumento da atual gestão era o cumprimento da Nota Técnica nº2.556/MP/2018 (tornada sem efeito em setembro de 2022) e da Instrução Normativa 066/2022-MP. Ao invés de progredir, os docentes foram regredidos na carreira e tiveram seus salários diminuídos quase pela metade. Foram mais de 300 professores prejudicados em suas progressões funcionais. A ADUNIR solicitou apoio do ANDES- SN que enviou à reitoria um parecer jurídico consistente para assegurá-la que os docentes tinham direito às progressões acumuladas e que ela deveria agir como os demais reitores e reitoras das universidades federais. Da mesma forma, o Conselho Superior de Administração (CONSAD) orientou a reitoria para o cumprimento da Lei 12.772/2012 e da legislação interna da UNIR e para a revisão imediata das progressões dos docentes. Além dessas medidas internas, a ADUNIR impetrou, ainda, uma ação judicial coletiva, que aguardamos a decisão.
Leia mais…
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA MARINALVA SILVA OLIVEIRA

Consternadas, consternades e consternados, manifestamos nosso imenso pesar e dor com a notícia do falecimento da imensa companheira Marinalva Oliveira, professora da UFRJ e de todas e todos nós.

Marinalva foi Presidenta do ANDES-SN no mandato da diretoria biênio 2012-2014, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica e Aprendizagem. Atuava principalmente nos temas relacionados ao capacitismo, desenvolvimento e construção de conhecimento em crianças com Síndrome de Down, e políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência intelectual.

Leia mais…
NOTA SOBRE A RENÚNCIA DA REITORA DA UNIR

Na última segunda-feira, dia 23 de outubro, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou no seus veículos de comunicação a renúncia do cargo da reitora Marcele Pereira. Em nota, a reitora justifica a decisão por ordem pessoal associado a motivos de saúde, o mesmo qual estaria afastada desde o mês de abril deste ano.

Leia mais…
Debate e Ato Público: A QUESTÃO PALESTINA E O ESTADO SIONISTA DE ISRAEL

Na próxima quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19h no auditório da UNIR Centro (Avenida Presidente Dutra, 2965) ocorrerá o DEBATE E ATO PÚBLICO “A QUESTÃO PALESTINA E O ESTADO SIONISTA DE ISRAEL”. O evento é promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional; pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE – Seção Integrada de Rondônia; pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE/UNIR e conta com o apoio do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO), Movimento Bem Viver e Centro Acadêmico de Ciências Sociais – CACS/UNIR.

Leia mais…
Contra o genocídio e toda solidariedade ao povo palestino!

O Sindicato Nacional repudia os ataques do governo de extrema direita de Israel e manifesta pesar pelas vítimas civis do conflito

Nas últimas semanas, o mundo tem assistido ao acirramento do conflito entre Israel e Palestina, resultado de anos de uma política de opressão e massacre sistemático do povo palestino com o apoio do imperialismo norte-americano. Em 7 de outubro, um contra-ataque sem precedentes realizado pela ala militar do partido islâmico palestino Hamas aprofundou a instabilidade que assola a região. Foi a maior demonstração de força militar já realizada pelo Hamas. Como resposta, o governo israelense de extrema direita de Benjamin Netanyahu declarou estado oficial de guerra.

Leia mais…