Delegação da ADUNIR participa do 42º Congresso do ANDES-SN

O 42º Congresso do ANDES-SN que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024, reunindo docentes de todo o país em um eventos de maior importância pra nossa categoria, sob o tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

Foram aprovados o Plano de Lutas do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (Iees/Imes/Ides) e a construção da greve de docentes federais. A articulação da Campanha Salarial 2024 e 2025 com a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, contrarreforma Administrativa, ou qualquer outra medida que utilize seus princípios e diretrizes, foi um dos destaques das deliberações. Assim como a luta contra o Novo Arcabouço Fiscal.

Delegados e delegadas aprovaram a luta por pautas específicas, dando ênfase aos pontos do Revogaço, os quais impõem prejuízos à categoria e aos demais setores da classe trabalhadora, tais como: as contrarreformas previdenciárias, a Instrução Normativa (IN) 66 de 2022, que limita promoções e progressões funcionais de docentes, a Portaria 983/2020, que aumenta a carga horária mínima a ser cumprida pelas e pelos docentes e institui obrigatoriamente o controle de frequência por meio do ponto eletrônico, entre outros.  

A Associação dos Docentes da UNIR foi representada pelos delegados Carlos Luiz Silva e Cristóvão Teixeira Abrantes, que participaram ativamente e puderam contribuir em várias atividades e GT’s, com destaque para o debate sobre, especificidades e dificuldades do trabalho docente nas regiões de fronteira. Foram aprovadas propostas para fortalecer a valorização do trabalho das e dos docentes que vivem essa realidade.

Confira algumas fotos do 42º Congresso:

Fonte: ANDES-SN