NOTA DA ADUNIR CONTRA O MOVIMENTO FASCISTA E GOLPISTA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA POPULAR
A ADUNIR, Associação dos Docentes da UNIR, condena veementemente os deploráveis atos fascistas e golpistas que ocorreram em Brasília em 08 de janeiro de 2023.
Esses episódios precisam ser combatidos com vigor, pois não são isolados. Fazem parte de um movimento fascista reacionário que se estrutura no Brasil nos últimos anos. Esses atos são instrumentalizados politicamente pelo bolsonarismo e financiados pelas grandes empresas de mineração e exploração de madeira, pelo agronegócio, por grandes empresas sonegadoras de impostos, milícias, neonazistas, etc., que precisam ser punidos. A polícia e as forças armadas em manifestações de trabalhadores atacam, ferem, prendem e matam, mas vem apoiando e protegendo descaradamente esses atos golpistas, o que expressa a gravidade da situação.
São os altos comandantes dessas Forças Armadas reacionárias que insuflam esse movimento anticomunista das vivandeiras de quartéis. A extrema-direita afia suas espadas para golpear o legítimo movimento das massas populares no País e também para desequilibrar o Governo que se inicia atacando o palácio presidencial, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal
A ADUNIR, fiel a sua história pela defesa de uma verdadeira e popular democracia, conclama a união de toda comunidade acadêmica da UNIR para se somar nas manifestações e atos de repúdio contra a fracassada tentativa fascista de golpe.
Sem Anistia para golpista!
FASCISTAS, NÃO PASSARÃO!
Diretoria da ADUNIR
Em 8 de Janeiro de 2023