SINDICATO SE REÚNE COM MEC EM BRASÍLIA PARA INTERVIR EM FAVOR DE PROFESSORES DA UNIR

REITORIA DA UNIR TEM IMPEDIDO PROGRESSÃO FUNCIONAL DE PROFESSORES E CAUSADO PREJUÍZOS FINANCEIROS

A ADUNIR – Associação dos Docentes da UNIR – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional, esteve na manhã de sexta-feira, 21 de julho, em Brasília, em reunião na Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC para discutir o problema das Progressões funcionais dos docentes da UNIR. Participaram da reunião a Secretária de Educação Superior SESu/MEC, a Professora Denise Pires de Carvalho, a Sra. Tânia Mara Francisco, Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC e o Sr. Jackson Raymundo, atual Coordenador-Geral de Articulação Institucional da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

Representando a ADUNIR estiveram presentes a presidenta a professora Marilsa Miranda de Souza e os associados prof. Ene Glória da Silveira e o prof. Otacílio Moreira. A secretária ouviu e entendeu a grave situação da UNIR, que é a única universidade do país a anular Progressões funcionais docentes. Compreendeu a situação política que envolve a gestão atual dessa universidade e lamentou que gestores da UNIR tenham de responder por esses atos administrativos ilegais. Ao final da reunião a secretária fez alguns encaminhamentos: que a ADUNIR encaminhe a relação de professores que tiveram suas progressões anuladas e interstícios alterados para que seja realizado um estudo da situação individual de cada um dos prejudicados. Serão realizadas reuniões de trabalho na SESu para verificar que providências poderão ser adotadas no caso específico da Universidade Federal de Rondônia.
Na oportunidade, a ADUNIR protocolou um Dossiê detalhado de todo o processo que se arrasta nos últimos anos, ressaltando os prejuízos causados aos docentes pela Reitora da UNIR, Marcele Pereira e o Vice Reitor, Juliano Cedaro. A ADUNIR protocolou, ainda, cópia do Dossiê na ANDIFES – A Associação dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior, para que aquela associação tome ciência do que vem ocorrendo na UNIR.
Os representantes dos professores da UNIR avaliaram como positiva o encaminhamento proposto pela Secretária de Educação Superior do MEC e continuarão em luta para solucionar este problema que afeta uma grande parcela da categoria. Contudo, salientam, que só a luta política a ser travada no âmbito da atual gestão da UNIR, garantirá a vitória.