66º CONAD marcado por debates que expressam o chamado à unidade e luta da categoria
O 66º CONAD em Campina Grande (PB), sediado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pela seção sindical Adufcg SSind, durante os dias 14 à 16 de julho, teve como tema “reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. A proposta do Caderno de textos carrega debates necessários contando com uma nova fase sob efeito pós-pandêmico e desafios para a pauta da defesa da educação pública, da carreira docente e o enfrentando da revogação das contrarreformas em curso. O caderno conta com seguintes subtemas: Tema I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; Tema III – Questões Organizativas e Financeiras.
Os representantes da Seção Sindical – ADUNIR, Israel Xavier Batista e Marilsa Miranda de Souza, estiveram presentes participando ativamente com aprofundamento das pautas necessários e organização para as próximas lutas locais e nacionais. “O ANDES-SN vive o que são os efeitos de um processo de reorganização do mundo do trabalho, da ofensiva dos interesses do Capital, que nos interdita a ter laços de solidariedade, vivência e identificação com os nossos companheiros de trabalho e de luta, e isso passa por enfrentar o que são ainda os efeitos de certa virtualização das nossas atividades de trabalho, a retomada dos nossos espaços em universidades, institutos federais e CEFET. Essa é a primeira tarefa, e indispensável, para a construção da presencialidade da nossa luta, militância política e também um reaquecer desse lugar do Sindicato Nacional e do movimento sindical, como um instrumento de luta e da consagração dos nossos interesses”, afirmou Gustavo Seferian, presidente do ANDES-SN.
O 66º CONAD contou ainda com apresentações culturais, o lançamento do exemplar nº 72 da revista “Universidade e Sociedade”, que tem como tema “A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente”. Além de uma rica troca de experiências e boas perspectivas para os trabalhos que darão seguimento nas seções sindicais e no sindicato nacional sob resultados desses intensos debates e resultados.