ADUNIR E ANDES INTERVEEM EM REUNIÃO VISANDO SOLUCIONAR IMPASSE DE PROGRESSÕES DOCENTES NA UNIR

Às 17h desta quinta-feira, 20 de setembro, em Brasília, a ADUNIR, representada pelo ANDES-SINDICATO NACIONAL participou de reunião com Advocacia Geral da União – AGU buscando solucionar o imbróglio em torno das progressões funcionais docentes, gerado há anos pela reitoria da UNIR, iniciada na gestão Ari Ott e mantida pela Gestão da Reitora afastada Marcele Pereira.

Em virtude de sermos informados da agenda de última hora, nossa participação direta se tornou inviável, sendo que, prontamente, a presidente da ADUNIR, Marilsa Miranda, solicitou à Direção Nacional do ANDES que se fizesse presente. Nosso sindicato foi representado pela Prof.ª Jennifer Susan Webb, 1ª Tesoureira do ANDES-SN.

A participação da ADUNIR, por meio do ANDES, foi decisiva, para reforçar a reivindicação do direito líquido e certo dos docentes da UNIR. O resultado da reunião foi a reafirmação, segundo a AGU, de que a UNIR solucione o problema relacionado às progressões anuladas (“desprogressões”), podendo ser revertidas de forma imediata.

Na oportunidade também foi protocolado documento da ADUNIR com a listagem detalhada de inúmeros casos, remetidos à Seção Sindical, por docentes que foram prejudicados pelo “entendimento” da administração superior da UNIR, no que se refere à anulação de progressões e alteração de interstícios. Em breve apresentaremos um detalhamento dos próximos passos.

Avaliamos que que avançarmos nesta pauta e conclamamos os/as demais docentes que não são sindicalizados a contribuírem de forma efetiva no fortalecimento de nossa Entidade de classe.

Porto Velho/RO, 20 de setembro de 2023.

A Diretoria da ADUNIR.